segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Opinião: "Um dia Naquele Inverno"-Sveva Casati Modignani


Opinião em breve"Numa grande mansão, às portas de Milão, vivem os Cantoni, proprietários há três gerações da homónima e prestigiada fábrica de torneiras.
Aparentemente, todos os membros da família levam uma vida transparente, mas, na realidade, todos eles escondem segredos que os marcaram; existem situações que, ainda que conhecidas por todos, permanecem um tema tabu. Omite-se até a loucura de que sofre Bianca, a matriarca desta dinastia.
Um dia, entra em cena Léonie Tardivaux, uma jovem francesa sem dinheiro e sem parentes, que casa com Guido Cantoni, o único neto de Bianca. Léonie adapta-se bastante bem à rotina familiar, compreendendo a regra de silêncio dos Cantoni. Isso não a impede de ser uma esposa exemplar, uma mãe atenta e uma gerente talentosa, que, com bastante êxito, conduz a firma pelo mar hostil da recessão económica. No entanto, também ela cultiva o seu segredo, aquele que todos os anos, durante apenas um dia, a leva a largar tudo e a refugiar-se no Lago de Como.

Mais uma vez, Sveva Casati Modignani cativa o leitor com uma saga familiar que atravessa quase um século da História de Itália, dos anos 20 até aos dias de hoje, colocando em cena personagens encantadoras: homens inteligentes, autênticos e perspicazes, que têm ao seu lado mulheres fortes e inigualáveis, capazes de os aconselhar e apoiar."
Opinião:
Apesar de pertencer ao grupo que nunca leu nada desta escritora, decidi começar por este livro, dado que foi um empréstimo. E, não podia começar da melhor maneira, esta foi uma leitura, envolvente e muito cativante. Para além de ser uma história de uma família e das relações da mesma, foca individualmente, cada personagem de uma maneira muito elaborada, fazendo com que conheçamos bem as personagens como o seu passado , os seus medos, segredos e paixões. Cada descrição sobre a história de vida das personagens contribuiu para a história num todo, com a transmissão de um leque de sentimentos ao leitor.
Uma história, que poderei dizer que foi apaixonante e nada mais posso acrescentar a não ser o facto de que esta escritora ganhou mais uma fiel seguidora.
ps. Desculpem pela demora do comentário...
Inicio:5/1/13 Fim 27/1/13

2 comentários:

  1. Tens de ler mais livros da Sveva, não te vais arrepender! Também já li este, gostei, mas não é dos meus preferidos. Quando tiveres oportunidade lê "Lição de Tango", para mim foi dos livros emocionalmente mais intensos que já li da autora...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa noite!!
    Desta autora só tenho ouvido comentários positivos acerca dela! E agora ao ler a tua opinião, parece-me que um dia, em breve, irei aventurar-me também!
    Não precisas de pedir desculpa pela demora, o que interessa é que valeu a pena esperar, voltaste!! :D
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar

carol